Raul Correia

Just another WordPress.com weblog

Narradores de Javé

Posted by Raul Correia em setembro 19, 2008

 

            Todos nos imaginamos como agentes de nosso destino. Capazes de determinar o próprio destino. Mas nós temos realmente escolha de quando levantar? De quando cair? Ou existe alguma força que nos faz o caminho? A ciência que dita o caminho? Ou é Deus que intervém? Mantendo-nos seguros.

            Dificilmente alguém pára para pensar em até qual ponto o que conhecemos sobre nossa história é fato mítico ou científico. A única forma de se ter uma visão definitiva sobre a verdadeira história é se alguma pessoa escrevesse os fatos de maneira imparcial enquanto os presencia – a escrita é o elo entre o fato e o conto – de outra forma a história pode se tornar estória, pois cada vez que um acontecimento é passado oralmente de uma pessoa à outra, essa é modificada. Assim surge o mito. O mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa (que no nosso caso é a origem de uma cidade), um discurso que é pronunciado ou proferido para ouvintes que a recebem como verdadeira, pois confiam naquele que narra, todavia esse discurso não é comprovado com fatos científicos – evento que pode questionar tal informação – deixando os ouvintes intrigados a se questionarem sobre o que é a verdade absoluta.

            A ciência deve ser comprovada, de forma que se torna quase inquestionável a sua veracidade, no entanto estamos envoltos em uma zaragata de informações. O tempo transcorre e a verdade se desvanece.

            Sendo assim, ciência e mito convivem em harmonia, pois não temos como diferenciar os fatos verídicos dos fictícios, mas na atualidade a ciência está ficando unânime nos fatos históricos, principalmente com o avanço das tecnologias de informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: