Raul Correia

Just another WordPress.com weblog

Dado, informação, conhecimento e competência

Posted by Raul Correia em setembro 24, 2008

            O tempo transcorre e a realidade o acompanha, com isso a vida se torna uma eterna evolução. A sociedade se depara com termos que se tornaram comuns, todavia será mesmo que temos conhecimento de todos esses dados? Seriam mesmo dados ou esses seriam informações? Porém o que seria realmente conhecimento? Devemos nos questionar sobre esses temas, pois não podemos ingressar numa sociedade se não possuímos competência para isso.

            Dado e informação são termos empregados diariamente em nosso cotidiano, o problema é que muitas vezes usamos estes de forma errônea. Podemos diferenciar tais termos como uma representação computacional e uma outra humana; enquanto os dados são sequências de símbolos quantificados ou quantificáveis (que podem ser armazenados em um computador e processados por ele) a informação é uma abstração informal (algo que está na mente de alguém, representando algo significativo para essa pessoa), isso significa que um computador não pode armazenar informações, na mesma medida que uma pessoa pode observar alguns dados e esses serem incompreensíveis.

            Outros dois termos que são empregados de forma equivocada, e também bastante importantes, são: conhecimento e competência. Esses devem ser utilizados para representar ações (ou qualidades) humanas, pois o conhecimento pode ser adquirido através de dados, esses são receptados e interpretados tornando-se informações; já a competência seria a capacidade – desse humano com conhecimento – de executar bem uma tarefa em determinada área.

            A enorme lacuna entre homens e máquinas se encontra nesses quatro termos relacionados, pois enquanto os computadores podem armazenar dados e executá-los, as pessoas são capazes de adquirir informações e transformá-las em conhecimento, e através da repetição e treinamento, se tornarem competentes. Assim uma empresa é capaz de contratar as pessoas mais capacitadas por intermédio das áreas de conhecimento de cada indivíduo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: