Raul Correia

Just another WordPress.com weblog

Respostas de Produção do Conhecimento

Posted by Raul Correia em setembro 26, 2008

 

1.      Explique o que é mito. Qual a função do mito numa sociedade antiga?

O mito, na sua dupla dimensão de narração e experiência vivida, apresenta-se como uma sabedoria de vida, um saber que justifica o ser humano e o mundo, fundando-os no intemporal e dando-lhes um sentido global. Este cria uma compensação simbólica e imaginária para dificuldades, tensões e lutas reais tidas como insolúveis; o mito se refere a esse fundo invisível e tenso e o resolve imaginariamente para garantir a permanência da organização.

 

2.      Quais são os aspectos que favorecem o surgimento do pensamento filosófico-científico na Grécia Antiga?

Existem três pontos principais: a poesia, a religião e as condições sociopolíticas. A poesia antecipou o gosto pela harmonia e pela justa medida (Homero, os Líricos) e um modo de fornecer explicações remontando às causas (em particular com a Teogonia de Hesíodo). A religião grega se distinguiu em religião pública (inspirada em Homero e Hesíodo) e em religião dos mistérios, em particular a órfica; e as condições socioeconômicas, onde os gregos possuíam liberdade política, a começar das colônias do Oriente e do Ocidente, além disso, desenvolveu-se forte senso de pertença à Cidade, até o ponto de identificar o “indivíduo” como o “cidadão”, e de ligar estreitamente a ética com a política.

 

3.      Quem foi Tales? Faça uma pequena biografia de sua vida.

Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que tal princípio é a água. Matemático, astrônomo, e grande pensador, Tales de Mileto percorreu o Egito, onde realizou estudos e entrou em contato com os mistérios da religião egípcia. É atribuída a ele a previsão de um eclipse do sol, no ano de 585 a.C. Também realizou uma façanha incrível: seu talento matemático era tão incomum, que conseguiu estabelecer com precisão a altura das pirâmides apenas medindo-lhes a sua sombra.

 

 

1.      Como Tales resolve o problema da regressão ao infinito contida na noção de causalidade?

Afim de evitar a regressão ao infinito da explicação causal, o que a tornaria insatisfatória, os filósofos postularam a existência de um elemento primordial que serviria de ponto para todo o processo. O primeiro a formular essa noção é exatamente Tales de Mileto, que afirma ser a água (hydor) o elemento primordial.

 

2.      Qual a diferença entre o modo da explicação mítica e o modo da explicação científica?

O pensamento mítico consiste em uma forma pela qual um povo explica aspectos essenciais da realidade em que vive, ele caracteriza-se sobretudo pelo modo como estas explicações são dadas, ou seja, pelo tipo de discurso que constitui, portanto o mito é essencialmente fruto de uma tradição cultural e não da elaboração de um determinado indivíduo. Já o pensamento científico nasce basicamente de uma insatisfação com a explicação mítica, é nesse sentido que a ciência busca uma explicação do mundo natural baseada essencialmente em causas naturais, assim essa explicação pode ser encontrada através de um único indivíduo.

 

3.      Qual é, segundo Popper, a maior contribuição dos primeiros physiólogos para o surgimento da ciência?

É a atitude crítica. Em lugar de uma transmissão dogmática da doutrina encontramos uma tradição crítica da doutrina. As pessoas começaram a fazer questionamentos a respeito da doutrina, duvidaram de sua veracidade. A dúvida e a crítica tornaram-se parte da tradição da escola.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: