Raul Correia

Just another WordPress.com weblog

Política

Posted by Raul Correia em outubro 3, 2008

 

O que é a Política?

 

            O termo “Política”, em qualquer de seus usos comuns tem a ver com o exercício de alguma forma de poder. Mas se pensarmos bem, essa definição não quer dizer muita coisa, simplesmente porque há muitas dificuldades práticas para que se defina o que é “poder”. Que significa “ter poder”? O poder só pode ser visto, avaliado, sentido, quando é exercido. Antes do momento em que é exercido, ele é somente uma conjectura, alguma coisa que se acha que vai acontecer. Ou seja, é em ação que se analisa o poder.

            Os americanos costumam dizer que “o poder é a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”. Assim, se a Política tem a ver com o poder e, se o poder visa a alterar o comportamento das pessoas, é evidente que a Política tem duas faces, que aparecem imediatamente. Estas duas faces são: um interesse e uma decisão.

            A Política passa a ser entendida, assim, como um processo através do qual interesses são levados à formulação de decisões efetivas, ou seja, decisões que realmente sejam levadas à frente de maneira significativa.

A Política tem a ver com a manipulação e a interação de interesses destinados a obter determinadas decisões. Ou seja, não há Política sem interesse.

Nenhum homem pode viver fora de uma estrutura social, e nenhuma estrutura social pode existir sem alguma forma de processo político. Assim, a Política se tornou a profissão dos que procuram influenciar o destino da coletividade em que vivem.

Temos, assim, que a Política se preocupa com o encaminhamento de interesses para a formulação de decisões.

 

Como a Política interessa a todos e a cada um?

 

            Quer queiramos ou não, estamos submetidos a um processo político que penetra em todas as nossas atitudes, em toda nossa maneira de ser ou de agir.

            Quando sonhamos, no futuro, ficar “sem fazer nada” e apenas gozar a vida, depois de juntarmos um hipotético pé-de-meia, não estamos pensando em Política. estamos cuidando de nossa vida do jeito que podemos. Contudo, só conseguimos isso através de um processo político. Ou seja, é o processo político que vai definir todas essas condições para o “pé-de-meia” imaginado.

            Vemos assim que a Política, o jogo de poder, está em toda parte, na conduta humana.

            Existe outro elemento, na Política, que é necessário acrescentar à conceituação que fixamos atrás, esse elemento pode ser descrito como a natureza pública da Política. A própria palavra “Política” vem de polis, que significa “cidade”. Ou seja, se discuto com minha mulher sobre a que cinema vamos hoje à noite, isto não é normalmente classificável como um fato político. Mas, se, nesta discussão, o marido acaba sempre por impor sua vontade, então isto pode estar refletindo uma situação específica da mulher em toda a sociedade em que ela vive. Ou seja, uma situação de inferioridade social.

            Ou seja, vê-se com isso que os fatos podem adquirir significado político, na mesma medida em que se vinculem, ou possam ser vinculados à coletividade, aos destinos, digamos, comuns.

            Então, podemos tornar mais precisa a nossa conceituação da Política. A Política, desta forma, tem a ver com o processo de formulação e tomada de decisões que afetem, de alguma maneira, a coletividade.

            A Política não é, assim, apenas uma coisa que envolve discursos, promessas, eleições. Não é uma coisa distinta de nós, é a condução de nossa própria existência coletiva, com reflexos imediatos sobre nossa existência individual, nossa prosperidade ou pobreza, nossa educação ou falta de educação, nossa felicidade ou infelicidade.

            Não há nada de sujo e incompreensível na atividade política. Os políticos são gente como nós. Se achamos que eles são ruins de maneira tão radical, a conseqüência é que achamos todos nós, coletivamente, ruins. Se queremos fazer alguma coisa para melhorar a situação, também estamos sendo políticos, pois a única via de ação possível é a Política.

 

Uma resposta to “Política”

  1. Taciana said

    aê Raul, ficou massa o teu site, bem melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: