Raul Correia

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Fatores determinantes de sucesso e fracasso em pequena empresas

Posted by Raul Correia em abril 8, 2009

Aos Democratas

As micro e pequenas empresas produzem parte essencial dos bens necessários à sociedade e auxilia as grandes empresas, assumindo papéis de distribuição e fornecimento, no entanto, apesar da grande relevância sócio-econômica destas organizações, muitas delas têm sofrido um fechamento prematuro, mas para evitá-lo, as pequenas empresas tendem a seguir alguns fatores como: bom conhecimento do mercado, administrador competente à frente das decisões, reinvestimento dos lucros, utilização do capital próprio, entre outros. Já o fracasso deriva da descontinuidade dos negócios e a fatores externos e internos.

Para obter sucesso, as empresas precisam seguir alguns fatores, o primeiro deles trata-se de aproveitamento das oportunidades de negócio; o segundo quesito refere-se ao bom conhecimento do mercado onde atua, este pode ser traduzido em alguns aspectos fundamentais da condução dos negócios, como conhecer a clientela potencial; o terceiro envolve o planejamento ou o plano de negócio, essa é a ferramenta mais importante para a abertura da empresa; o quarto diz respeito às parcerias estabelecidas e o quinto aspecto envolve a localização adequada da empresa.

Também se pode visualizar o uso adequado de capital de terceiros e a criatividade dos empresários como um fator determinante de sucesso. Outro quesito é a estrutura societária não conflitiva entre os sócios. Assim podemos destacar mais cinco fatores condicionantes de sucesso. O primeiro está relacionado ao timing da experiência, que significa a correção dos erros cometidos em tempo de manter os clientes; o segundo é a capacidade de conduzir mudanças, esta é concebida na alteração do público-alvo; o terceiro envolve a oferta de valor agregado, quer refere-se aos benefícios que oferece aos seus clientes; o quarto seria o valor agregado aos produtos, que possibilita a vantagem da empresa sobre a concorrência e o quinto é a conquista da fidelidade da clientela.

Por outro ângulo, a ausência de um planejamento de negócios é um dos motivos pelos quais uma empresa pode fracassar, pois a existência deste plano permite a realização de previsões, para antecipar ou reduzir muitas das causas de fracasso em novos empreendimentos. Como também a falta de capital de giro, a escolha adequada do lugar e do público-alvo são fatores que se não planejados pode causar o insucesso das empresas. Também podemos citar outros fatores como: a falta de envolvimento dos empreendedores e a falta de tempo para dedicar ao negócio; a falta de importância dada à tomada de decisões; a relação informal com os funcionários, uma vez que estabelecido este tipo de relação, era muito mais difícil de repreender ou despedir um empregado e o aparecimento de novas concorrências, que contribui para o aumento da sazonalidade.

Deste modo, os principais fatores condicionantes de sucesso são: bom conhecimento do mercado onde atua, planejamento, capacidade de conduzir mudanças, estratégia de marketing bem definida e visão de longo prazo. Já para o fracasso, podemos destacar: falta de clientes, falta de habilidade gerencial, tardia reavaliação de seus propósitos, sazonalidade na freqüência do público e relacionamento informal com funcionários.

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